RRSIGN

Funcionalidades

Aceite do Documento

O Portal permite ao cliente definir o seu Termo de Aceite do Documento, esse termo será apresentado para a parte no momento da aceitação do documento e ao enviar o documento para ser assinado no nosso Portal de Assinaturas RRSign, é criada uma página adicional no documento com os dados do responsável pelo aceite e o termo de aceite, desta forma a diretoria da empresa que estará assinando o documento, tem a certeza que o documento já foi analisado e aceito pelas partes e com a certeza que não haverá recusa na assinatura do documento.

Rubricar Documentos

Adicione signatários aos documentos e envie-os para que os mesmos realizem suas assinaturas.

Após receber notificação através de seu e-mail, em poucos cliques o signatário poderá assinar o documento.

Quando o documento receber todas as assinaturas, todos signatários serão notificados e terão acesso ao documento assinado.

Assinatura Híbrida

O Portal de Assinaturas RRSign permite ao Cliente utilizar os dois tipos de assinaturas no mesmo documento a ser assinado pelas partes, um signatário pode assinar o documento utilizando o seu certificado digital padrão ICP-Brasil e-CPF ou e-CNPJ e o outro signatário assinar de forma eletrônica sem uso de certificado digital, no mesmo documento.

A definição pelo uso da assinatura híbrida é do cliente, ele pode definir no seu Portal de Assinaturas RRSign, se irá utilizar apenas um dos tipos, Eletrônica ou Digital ou permitir a utilização de ambos os tipos.

Após o documento estar assinado, em seu protocolo de assinatura, vem detalhadamente os dados das partes que assinaram o documento com as evidências coletadas e com a informação do tipo de assinatura, e anexado ao documento o arquivo .p7s com os dados dos certificados digitais que assinaram o documento.

Portal de Assinaturas Multiempresa

O Portal de Assinaturas RRSign foi desenvolvido para ser multiempresa, nele você faz o gerenciamento e assinatura de todos os documentos da empresa em um único portal. Possibilitando fazer o controle de acesso dos usuários aos documentos conforme a sua estrutura organizacional de unidades e/ou setores, permitindo a empresa ter a segurança que um departamento não tenha acesso aos documentos assinados por outro departamento.

Dashboard

No Portal de Assinaturas RRSign, os seus usuários tem a sua disposição um dashboard na tela inicial do seu portal, com a visualização do status atual das assinaturas dos documentos da sua empresa.

Neste dashboard é possível visualizar de forma rápida o total de documentos que estão em processo de assinatura, documentos que já estão assinado, documentos rejeitados pelos usuários e indicadores gráficos.

Rejeitar Documentos

No Portal de Assinaturas RRSign exite a opção que permite a um Signatário “Rejeitar o Documento”, onde por algum motivo de discordância com o documento, ele não deseja assinar esse documento. Nestes casos o Signatário ao rejetar o documento deverá inserir um motivo pela rejeição do documento, sendo que o Portal de Assinaturas RRSign permite que seja parametrizado quais os signatários que terão permissão de rejeitar a assinatura de um documento.

Ao ser rejeitado um documento, o portal finaliza o fluxo das assinaturas e todas as partes que estavam relacionadas para assinatura do documento, recebem um e-mail do portal com a informação que o documento foi rejeitado, sendo que, os usuários do Portal de Assinaturas RRSign, tem acesso a verificar a parte que rejeitou a assinatura do documento e o motivo da rejeição.

Assinatura em Lote

O Portal de Assinaturas RRSign permite ao signatário assinar todos os seus documentos em lote, permitindo desta forma que o signatário ganhe tempo na assinatura dos documentos que estejam pendente de sua assinatura.

Uma funcionalidade importante para o cliente é que o Portal de Assinaturas RRSign permite ao cliente parametrizar a funcionalidade de assinatura em lote, o cliente pode configurar o portal para que:

a) Todos os documentos possam ser assinados em lote.

b) Não permitir que os documentos sejam assinados em lote.

c) O responsável pelo documento define se o documento a ser assinado pode ser assinado em lote ou não, desta forma é possível definir quais os documentos que é necessário acessar o documento para que ele seja assinado individualmente.

Ordem das Assinaturas

Essa funcionalidade do Portal de Assinaturas RRSign permite ao cliente definir se deseja que os documentos a serem assinados tenham uma ordem dos signatários para assinar o documento.

Também é possível definir o Portal de Assinaturas RRSign sem ordem de assinatura, onde todos os signatários recebem o documento para ser assinado ao mesmo tempo, e todos podem assinar o documento a qualquer tempo.

Outra possibilidade de configuração é deixar para que o responsável pelo documento, defina no momento de enviar o documento para ser assinado no Portal de Assinatura RRSign, se ele deseja com ordem de assinatura ou sem ordenação.

Alertas

O Portal e Assinaturas RRSign envia alertas periódicos aos signatários que existe documento pendente de assinatura, evitando desta forma que um documento fique muito tempo parado sem assinatura.

Também o portal permite controlar a vigência dos documentos que foram assinados, enviando alertas para os responsáveis pelo documento e até mesmo para interessados externos do fim da vigência do documento, permitindo que as partes possam tomar as devidas providências.

É possível também criar outros tipos de alertas para o controle dos documentos que estão sendo assinado no Portal de Assinaturas RRSign.

API de Integração

Existe no Portal de Assinaturas RRSign uma API “Application Programming Interface”, para integração com os sistemas legados da empresa. A empresa pode fazer a integração dos seus sistemas com o portal para a assinaturas dos documentos, a API foi desenvolvida para a inserção de documentos a serem assinados, receber o retorno dos status das assinaturas dos signatários e receber no final do processo o documento assinado.

Conforme a necessidade da empresa é possível ser desenvolvidas mediante customizações no Portal, API específica para atender a necessidade da empresa.

Formas de Assinatura dos Documentos

A Assinatura Digital exige que o signatário possua um Certificado Digital padrão IPC-Brasil, seja A1, A3 ou Nuvem, emitido por uma AC – Autoridade Certificadora.


A1: O Certificado Digital A1 tem formato eletrônico e permite instalação e armazenamento em diferentes computadores. Para realizar as assinaturas com este tipo de certificado, o usuário deverá ter o mesmo instalado no computador utilizado para a assinatura.


A3: O Certificado Digital A3 fica armazenado em um token USB ou cartão, o qual o signatário deverá plugar em seu computador para realizar a assinatura de seus documentos.


Nuvem: Este Certificado Digital fica armazenado em um servidor na nuvem de sua respectiva Autoridade Certificadora. Esta modalidade permite que o usuário assine seus documentos no Portal de Assinaturas RRSign através de qualquer dispositivo móvel ou computador, sem a necessidade de instalação de plugins e outros componentes, trazendo maior praciticidade, eficiência e economia na aquisição de um Certificado Digital.

Esta modalidade de assinatura não exige que o signatário possua um Certificado Digital. O mesmo poderá realizar sua assinatura de forma manuscrita, biométrica ou digitalizada através da página do documento. Para isso, o signatário deverá autenticar seu acesso através de um código de segurança recebido via SMS. Após a assinatura do documento, as informações de geolocalização e IP de acesso ficam registradas em seu protocolo.

Além de não exigir um Certificado Digital nesta modalidade, o signatário poderá realizar sua assinatura de forma manuscrita, biométrica ou digitalizada através da página do documento. Porém, o acesso ao documento será de forma direta, utilizando apenas uma chave formada pelo número de seu CPF. De toda forma, o IP de acesso e geolocalização do signatário ficam registrados no protocolo do documento.

Notificações de Assinaturas via WhatsApp e SMS

O Portal de Assinaturas RRSign permite que seja enviado o documento a ser assinado pelo signatário para o seu whatsapp ou por SMS para o seu celular, o signatário recebe o link para acessar o seu documento e assinar de forma eletrônica ou de forma digital. Para assinatura digital o signatário necessita ter o seu certificado digital em nuvem, caso deseje assinar o documento com o seu dispositivo móvel, smartphones e tablets e sem a necessidade de mídia física.

Contato

Informe seu contato

Em breve entraremos em contato, favor aguarde!